Catadores e catadoras de São Paulo ganham Hub da Cidadania

Posto móvel vai ter equipe multidisciplinar para atender profissionais da reciclagem e garantir acesso a políticas e serviços públicos

Expectativa é que Hub da Cidadania atenda pelo menos 1000 pessoas em um ano. Foto: Michael Appleton

Na posse, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a faixa presidencial de Aline Sousa, estudante de direito que estava na cerimônia representando todos os catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil. “A subida da rampa para colocar a faixa no presidente não se trata de mim, se trata de todos nós. As catadoras, catadores e toda a população que muitas vezes é invisível e vulnerável precisavam deste ato simbólico para que a população entenda a nossa importância e a importância do nosso trabalho”, conta ela.

O destaque que Aline e todas as pessoas que ela representou receberam neste momento tão importante é mais do que merecido. Das 82 milhões de toneladas de resíduos produzidas por ano no Brasil, 90% do material reciclável é coletado por catadores e catadoras, profissionais fundamentais para a cadeia de reciclagem do país.
Foto: Instituto HNK e Pimp My Carroça | CataFolia

Das 800 mil pessoas que trabalham coletando recicláveis no Brasil, 80% são catadores e catadoras autônomos. Infelizmente, este grupo está longe de receber o reconhecimento e valorização que merece. Muitas destas pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, trabalham em condições precárias, sem receber a remuneração adequada ou o tratamento que merecem por parte da sociedade. Muitas destas pessoas enfrentam enormes dificuldades de usar serviços públicos de assistência social, saúde, previdência e educação – um direito de todos.

“Falo como alguém que já foi catadora em situação de rua. Muitas vezes eu não tive acesso às coisas por preconceito das pessoas e também porque eu não tinha documentos. Me sentia envergonhada de ir ao Poupa Tempo porque sabia que iriam me olhar feio porque eu estava suja”, relembra Anne Caroline Barbosa, influenciadora conhecida como Anne Catadora e representante da categoria. “Precisamos de políticas públicas permanentes, porque estamos trabalhando e vamos permanecer na nossa função. Precisamos de respeito, reconhecimento e remuneração justa porque fazemos um lindo trabalho, de limpeza urbana e preservação do meio ambiente, deixando a sociedade mais saudável”.
Hub da Cidadania. Foto: Fabio Rezende.

Neste cenário, o Instituto HEINEKEN e a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) anunciaram, durante a 9ª edição da Expocatadores, uma iniciativa inédita para apoiar catadores autônomos. O Hub da Cidadania é um posto de atendimento móvel que vai levar uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, advogados, orientadores de políticas públicas, entre outros profissionais e serviços, ao encontro de catadores e catadoras na cidade de São Paulo.

O objetivo é abrir as portas de acesso dos sistemas de políticas públicas, mostrando caminhos para que estas pessoas sejam beneficiadas, olhando para documentos básicos, segurança alimentar, índices de analfabetismo e problemas diversos de saúde.
Roberto Rocha, presidente da ANCAT, Aline Sousa e Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade; Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, durante a entrega do Hub da Cidadania. Foto: Divulgação | ANCAT

“Ainda estamos na fase de diagnóstico, identificando cada necessidade para que o atendimento seja individual. A meta, nesta primeira fase, é atender mil catadores e catadoras no período de um ano. Haverá serviços sociais e de saúde, como atendimento jurídico e psicossocial, além de oportunidades de lazer e aprendizagem, por meio de uma biblioteca móvel, que reunirá diversos gêneros literários e atividades culturais, como competições de SLAM – Poesia Falada, Contação de Histórias, entre outras”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

O HUB da Cidadania promoverá atendimentos na unidade móvel, a partir de uma estratégia humanizada de promoção e acesso a oportunidades em plena rua, local de trabalho desses catadores, será dado auxílio para emissão e renovação de documentos, informações sobre programas sociais e políticas públicas, cursos de formação técnica inclusiva.


Fonte:www.ciclovivo.com.br
Divulgado Instituto Ecoinovação – por Marlene Greem


VOLTAR
Os interessados em apoiar ou patrocinar o nosso Empreendimento Green Building São Paulo Sky Tree, contatem-nos através dos telefones abaixo:

Telefone: 55 (11) 4118-4662
Telefone/Whatsapp: 55 (11) 94777-7116
Marlene Greem - Diretora Presidente


Instituto Ecoinovação Av. Paulista 1842 - 17 andar cj. 178 - Torre Norte
Cerqueira César - São Paulo - CEP 01310-945
Tel. 55 11 4118-4662
Av. Paulista 1842 - 17 andar cj. 178
Torre Norte - Cerqueira César
São Paulo - CEP 01310-945
Tel. 55 11 4118-4662
PARCEIROS PARCEIROS

Desenvolvido por: BST Design