A Ford assume compromissos públicos pela diversidade, equidade e inclusão

Além de ações internas contínuas, companhia já assinou quatro importantes pactos empresariais

Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, e Fernanda Ramos, diretora de RH da For. Foto: Divulgação

Diversidade e inclusão têm ganhado mais espaço dentro das empresas e se tornaram critérios de escolha para profissionais. Em uma pesquisa do Glassdoor, 76% das pessoas em busca de um emprego apontaram a diversidade como um fator importante na hora de avaliar empresas e oportunidades de trabalho.

Uma organização que, ao longo da sua história, sempre esteve atenta a esse tema é a Ford. Mais recentemente, a companhia avançou ainda mais na criação de um ambiente plural – não só dentro, como também fora da empresa – ao assumir importantes compromissos públicos. No primeiro semestre de 2022, a Ford aderiu à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, ao Pacto pela Inclusão das Pessoas com Deficiência e ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQI+, além de ter assinado os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU em dezembro de 2021.

“Trabalhamos para criar uma empresa onde as diferenças sejam verdadeiramente respeitadas e cada membro da equipe sinta-se totalmente integrado”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. Segundo ele, criar uma cultura de pertencimento é a coisa certa a fazer, e também a mais inteligente. “A diversidade gera inovação, e as empresas que atraem a força de trabalho mais talentosa e diversificada terão sucesso em um mundo que muda cada vez mais rápido”, comenta o executivo.

A meta de construir uma cultura de pertencimento vai além dos compromissos públicos e está presente no dia a dia de quem trabalha na empresa. Com ações internas contínuas, a Ford vem engajando profissionais para construir um ambiente de respeito e valorização das diferenças. Um exemplo destacado pela diretora de RH da Ford, Fernanda Ramos, são os grupos de afinidade.

“Muito mais do que associações de pessoas com interesses e objetivos em comum, os grupos de afinidade são ferramentas importantes para a construção de um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e acolhedor”, explica.

Grupos de afinidade
Com encontros e conversas periódicas entre seus integrantes, cada grupo de afinidade tem suas próprias metas e agenda de atividades. Atualmente, existem cinco grupos na Ford Brasil, que se reúnem, no mínimo, uma vez por mês, intensificando as ações em datas significativas.
Atividade musical durante a Semana de Conscientização Racial promovida pela Ford. Foto: Divulgação

Dedicado à inclusão e à ascensão profissional de pessoas pretas, o FAAN (Ford African Ancestry Network) nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990. Um dos seus trabalhos mais importantes é identificar obstáculos para o crescimento de profissionais negros e oferecer oportunidades de capacitação, como cursos de idiomas.

Inspirado em grupos similares da Ford nos Estados Unidos, o Women of Ford, ou Mulheres da Ford, oferece encontros regulares para promover a troca de experiência entre as mulheres e os homens participantes, além de promover programas de mentoria. O objetivo principal deste grupo é o empoderamento e a ascensão profissional das mulheres na companhia.


Fonte: www.ciclovivo.com.br
Divulgado Instituto Ecoinovação – por Marlene Greem


VOLTAR
Os interessados em apoiar ou patrocinar o nosso Empreendimento Green Building São Paulo Sky Tree, contatem-nos através dos telefones abaixo:

Telefone: 55 (11) 4118-4662
Telefone/Whatsapp: 55 (11) 94777-7116
Marlene Greem - Diretora Presidente


Instituto Ecoinovação Av. Paulista 1842 - 17 andar cj. 178 - Torre Norte
Cerqueira César - São Paulo - CEP 01310-945
Tel. 55 11 4118-4662
Av. Paulista 1842 - 17 andar cj. 178
Torre Norte - Cerqueira César
São Paulo - CEP 01310-945
Tel. 55 11 4118-4662
PARCEIROS PARCEIROS

Desenvolvido por: BST Design