Brasileiro está prestes a comercializar a 1ª telha hidropônica do Mundo

Modelo pode ser usado para cultivo de vegetais, plantas ornamentais e grandes culturas, como feijão e arroz

Testes com a telha têm sido um sucesso. | Fotos: Kaatop

A vontade de simplificar e criar novas formas para levar mais verde às construções e cidades foi o que motivou o engenheiro agrônomo Sérgio Rocha a criar a Kaatop, uma telha hidropônica onde é possível cultivar diversas espécies de plantas.

“Se você olhar uma imagem de satélite de qualquer centro urbano, vai perceber que a maior parte do espaço construído é tomado pelos telhados e coberturas – então não dá pra gente pensar em mudar o clima sem mudar os telhados”, diz Rocha em entrevista ao CicloVivo.

O lampejo para a criação da telha hidropônica veio da atuação profissional no desenvolvimento de telhados verdes e jardins suspensos. Há mais de 10 anos trabalhando no ramo, o agrônomo percebeu como as técnicas e sistemas disponíveis no mercado eram difíceis de ganhar espaço nas obras.
Telha permite o cultivo fácil no telhado. | Foto: Kaatop

“As pessoas têm medo de danos na impermeabilização, de sobrepeso, falhas de drenagem… então pensamos em simplificar essa interface, entre o telhado base e o telhado verde, fazendo disso um único produto, integrado e pronto para instalar e plantar”, conta.

O que é a Kaatop e como funciona
A telha hidropônica é um produto que permite plantar alimentos no próprio telhado, sem precisar instalar jardins sobre a cobertura preexistente. Com ela, é possível cultivar até 20 mudas ornamentais ou agrícolas para cada metro quadrado.

Desenvolvida seguindo os princípios da biomimética, que busca olhar para a natureza para trazer soluções, a Kaatop é basicamente uma telha sanduíche com orifícios, para inserir mudas, e um sistema interno que permite a passagem de mangueiras de gotejamento e distribuição de água interna por capilaridade.
Fotos: Kaatop

Além disso, a água de irrigação do sistema de hidroponia pode ser recirculada sem perdas de nutrientes para o meio ambiente. E mesmo quando a irrigação está desligada, o design do produto permite a condensação de gotículas a partir da umidade do ar, ou seja, é capaz de produzir água em pequenas quantidades contribuindo para a redução do consumo de água de todo o sistema.
Esquema da telha hidropônica Kaatop

A instalação do produto não requer grandes recursos. O dimensionamento e peso da Kaatop é similar ao das telhas cerâmicas convencionais e, portanto, é preciso ter um madeiramento ou estrutura metálica para dar suporte. A telha em si pode ser empregada como um telhado verde para espécies rústicas, o que não exige irrigação. Agora, se a intenção for usá-la para a produção agrícola ou paisagismo de alto desempenho, é preciso obter também um sistema de irrigação, coleta e recirculação para o cultivo hidropônico.

Projetos realizados
A aplicação da telha hidropônica é versátil. Além do uso no paisagismo (com plantas ornamentais) e agricultura urbana (com culturas como trigo, arroz, feijão, aveia, etc.), durante a pandemia, Rocha praticamente zerou os gastos com vegetais frescos. Isso foi possível usando somente um pequeno painel de cultivo com três telhas (de 3 m2), que rendeu uma produção continuada de alface, rúcula, chicória, cebolinha, pimentas, salsinha, abobrinha, berinjela, beterraba, tomates, pepinos e almeirão.
Painéis de cultivo. | Fotos: Kaatop

A telha Kaatop já foi também empregada em um jardim vertical de 175 m2 – onde foi cultivado uma mistura de forrações e espécies ornamentais tropicais – e um telhado verde com 60 m2, usado para produção de arroz.

Em breve no mercado
Desde a apresentação do produto em 2019 e início da produção em março de 2020, a Kaatop teve uma avalanche de interessados no produto, porém a sequência de lockdowns e a crise de fornecimento de matérias primas afetaram as entregas e também levaram a empresa a repensar toda a cadeia de fornecedores. “Foi preciso reinventar o produto para que pudesse ter mais segurança para em entrega e maior escalabilidade”, afirma o engenheiro agrônomo.


Fonte: www.ciclovivo.com.br
Divulgado Instituto Ecoinovação – por Marlene Greem


VOLTAR
Os interessados em apoiar ou patrocinar o nosso Empreendimento Green Building São Paulo Sky Tree, contatem-nos através dos telefones abaixo:

Telefone: 55 (11) 4118-4662
Telefone/Whatsapp: 55 (11) 94777-7116
Marlene Greem - Diretora Presidente


Instituto Ecoinovação Av. Paulista 1842 - 17 andar cj. 178 - Torre Norte
Cerqueira César - São Paulo - CEP 01310-945
Tel. 55 11 4118-4662
Av. Paulista 1842 - 17 andar cj. 178
Torre Norte - Cerqueira César
São Paulo - CEP 01310-945
Tel. 55 11 4118-4662
PARCEIROS PARCEIROS

Desenvolvido por: BST Design